Inaugurada primeira fábrica de células de película fina em Portugal

De Museu da Electricidade

Fotovoltaicas

Logotipo da Solar Plus
Logotipo da Solar Plus

A Solar Plus inaugurou a primeira unidade fabril portuguesa a produzir integralmente painéis fotovoltaicos com tecnologia de película fina.

Por Ricardo Pinto


A fábrica da Solar Plus - Produção de Painéis Solares SA foi inaugurada no dia 12 de Dezembro de 2008 na Zona Industrial de Vila Verde (Oliveira do Bairro). Representa um investimento de 18 milhões de euros e já permitiu a criação de 150 postos de trabalho directos e mais de 500 indirectos.

A empresa deverá exportar aproximadamente 80% da sua produção para os principais mercados investidores em energia fotovoltaica. Entre estes estão a Alemanha, a Espanha, a Itália, Marrocos e PALOP’s.

O empreendimento resulta parcialmente de um contrato de investimento de 16 milhões de euros celebrado entre o Estado português e a Solar Plus em Fevereiro de 2008.

A Solar Plus é detida pela Telcabo, pela Net Plan, pela Eurico Ferreira e pela Energy Photovoltaics (de Nova Jersey). Foi fundada em 2005, mas só iniciou integralmente a sua actividade em 2008. Deverá produzir 140 mil módulos anuais de painéis solares de silício amorfo (película fina), aplicados sobre vidro. Para o final de 2009, a empresa prevê começar a comercializar película flexível. Aqueles totalizarão 5 MW de potência e serão capazes de gerar cerca de 9,3 milhões de KWh por cada ano de funcionamento, permitindo uma redução de 3500 toneladas de CO2 por ano.

O projecto deverá permitir o desenvolvimento em Portugal de um cluster tecnológico no domínio da energia solar fotovoltaica através do estabelecimento de protocolos com diversas entidades do sistema científico e tecnológico nacional.

Ver igualmente Fábrica vai gerar mais energia do que a que consome com painéis fotovoltaicos.


Fontes

Lusa, em 12 de Dezembro de 2008

Diário de Aveiro


Artigos relacionados

Fábrica vai gerar mais energia do que a que consome com painéis fotovoltaicos

Máquina vai produzir 1GW/ano de células solares

Konarka inicia produção em massa de células fotovoltaicas orgânicas